terça-feira, 21 de abril de 2015

David Machado - encontro com escritor dia 20 de abril




David Machado nasceu a 14 de Junho de 1978 em Lisboa. Licenciou-se em Economia mas acabou por trocar os números pelas letras. Desde 2006 publicou oito livros, incluíndo dois romances, uma reunião de contos e cinco livros para crianças. Recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Gulbenkian e do Expresso com o conto infantil "A Noite dos Animais Inventados", e o Prémio Autor SPA/RTP na categoria de Melhor Livro Infanto-Juvenil com o conto infantil "O Tubarão na Banheira. Em 2007 foi escolhido para representar Portugal no projecto Scritture Giovani do Festivaletteratura de Itália. Participa com regularidade em encontros sobre literatura em escola e bibliotecas e os seus livros estão no Plano Nacional de Leitura. Tem livros publicados em Itália e Marrocos e contos presentes em antologias e revistas literárias em Itália, Alemanha, Reino Unido, Alemanha, Islândia, Sérvia e Marrocos.
Alguns livros do autor:
.
ACHO QUE POSSO AJUDAR - "Um livro cheio de humor, imaginação e optimismo, onde até os monstros ajudam e nada é impossível." Ana Dias Ferreira, Time Out


Era uma mala pequena, com a pele gasta e uma fechadura ferrugenta.
Tentei abri-la, claro, mas sem a chave respectiva não fui capaz.
Sacudi-a e pareceu-me vazia. E nesse momento tive uma ideia.
Eu ia usar a mala para meter medo ao meu irmão.

Dragões e ladrões, tempestades, aranhas e leões:
o meu irmão não tem medo de nada.





.Quem nunca teve um tubarão a viver na banheira não sabe a trabalheira que é cuidar dele.
O Tubarão na Banheira recebeu o Prémio SPA/RTP - 2010 na categoria de Melhor Livro Infanto-Juvenil, uma Menção Honrosa no Prémio Nacional de Ilustração - 2010. Está no Plano Nacional de Leitura e encontra-se, actualmente, na sua sétima edição.













 
A Noite dos Animais Inventados - Editorial Presença (Ilustrações de Teresa Lima)

Naquela noite Jonas não conseguia adormecer. Os seus três irmãos – o Jeremias e os gémeos Jacinto e Jaime – já estavam todos a dormir profundamente, mas Jonas tinha medo do escuro e o quarto parecia-lhe cheio de sombras. Sentia-se tão sozinho!... Até que, de repente, teve uma ideia fabulosa. Fechou os olhos e inventou uma galinha para lhe fazer companhia até o sono chegar. Sem o saber, Jonas acabara de dar início a uma noite mágica! É que os seus irmãos também sabiam inventar animais, e atrás da galinha vieram outros animais inventados extraordinários que rapidamente encheram o quarto de animação e cor.
A Noite dos Animais Inventados recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca em 2005, está no Plano Nacional de Leitura e encontra-se, actualmente, na sua sexta edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário