quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro - Todos a ler!



Foi assim o Dia Mundial do livro!




Muitas leituras! 
Apresentámos os nossos livros : a capa, contra capa, lombada e guardas do livro.


Contámos as histórias e fixemos perguntas aos colegas sobre o que ouviram ler.
Estivemos muito entusiasmados com as nossas leituras! 
UI...! O PEDRO TEM MEDO DE FANTASMAS!!!

Que lindos livros que trouxemos de casa!

Grandes aventuras que nos deixam a pensar!









Foi uma atividade que gostámos muito e estivemos muito lindos e bem comportados.

"Dupla delícia
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado."
Mario Quintana


A Ovelhinha Preta

terça-feira, 21 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.



23 de abril celebra-se :
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. 
A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.
Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e elemento fundamental no processo educativo.
No Dia Mundial do Livro decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades.

Origem da data

A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o escritor inglês William Shakespeare.
A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico. 

Livros famosos

  • Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões
  • A Ilíada, Homero
  • As Mil e Uma Noites
  • A Bíblia
  • Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas
  • Os Miseráveis, Victor Hugo
  • D. Quixote, Cervantes
  • Romeu e Julieta, William Shakespeare
  • Lolita, Vladimir Nabokov
  • Crime e Castigo, Fiódor Dostoiévski
  • Guerra e Paz, Liev Tolstói
  • 1984, George Orwell 
  • Oliver Twist, Charles Dickens
  • As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain
  • O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
  • O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
  • A Metamorfose, Franz Kafka 

Torres Vedras, Cidade dos Livros (Festa do Livro e da Leitura )



18 a 23  de Abril 2015
Locais: Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, Biblioteca Municipal, Auditório Municipal, Auditório do Edifício Paços do Concelho,  Centro de Educação Ambiental, Teatro-Cine de Torres Vedras, entre outros.
Parcerias:  Grupo Coral Infantil, Plano Nacional de Leitura, Ler+, Livrarias  União,  Bertrand e Os Cabeçudos.
Fazer da leitura, quer de palavras quer de imagens destinadas aos mais novos, um prazer, uma FESTA, implica pensar os livros como algo que faz parte do quotidiano das crianças e não se confina apenas às necessidades do cumprimento dos programas  nas escolas.
Para isso há que estabelecer pontes entre a arte da escrita e da ilustração com outras  artes como a música, o teatro, o cinema de animação…,  bem como explorar um chão comum de  livros,  com os seus  escritores,  ilustradores, designers gráficos e editores, pois só assim é possível  alargar-lhes horizontes.   
Por tudo isso, nesta FESTA, apresentamos uma programação que muitos dirão “despenteada”, tendo em conta que não se radica apenas em livros mas se enche de outras formas de arte que, contando histórias, podemos dizer que andam de braço dado com a leitura.
Assim, partindo dos sonhos e esperanças de todas as crianças, esta Festa  apresenta-se de grande importância para todos os que partilham os seus quotidianos com a infância,  nomeadamente,  educadores e professores, bibliotecários e pais. 
De facto, só pelo convívio com a ARTE, pode o pequeno leitor afinar o olhar e o ouvido, desenhar os seus gostos, identificar as marcas de um ou outro escritor, de um ou outro ilustrador, aprendendo a atar os fios que tecem uma identidade e uma voz,  aos múltiplos universos de escrita e de ilustração que no nosso tempo se lhe  oferecem.
Missão
Trabalhar à roda dos  “Livros” de forma a dar a ver e a ler,  aos mais pequenos,  uma literatura de qualidade, que é aquela que os ajuda a crescer, não em tamanho mas no desenvolvimento do pensamento e da linguagem, pois é  capaz de conseguir dizer-lhes,  de forma poética e cativante, usando  palavras e  imagens, bem como outros elementos de ordem  paratextual,  aquilo que os adultos  e as suas  análises  dizem,  de forma geralmente complicada e muitas vezes fastidiosa.
Objetivos Gerais
Pretende-se  com esta Festa do Livro e da Leitura  que se envolvam crianças e também professores, educadores, pais e encarregados de educação, bibliotecários,  animadores e todos os que estejam interessados em estabelecer e promover a  convivência com os  livros e a leitura, atingir os seguintes objetivos:
  • Proporcionar espaços de encontro,  reflexão e debate sobre a temática “literatura, ilustração e edição de livros para a infância”;
  • Aproximar a literatura de outras artes, nomeadamente da música, do cinema e do teatro;
  • Promover a aproximação a obras literárias, aos seus autores e ilustradores
  • Gerar atitudes mais conscientes sobre a importância na escolha dos livros a dar a ver e a dar a ler às crianças

Próximas datas:

David Machado - encontro com escritor dia 20 de abril




David Machado nasceu a 14 de Junho de 1978 em Lisboa. Licenciou-se em Economia mas acabou por trocar os números pelas letras. Desde 2006 publicou oito livros, incluíndo dois romances, uma reunião de contos e cinco livros para crianças. Recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Gulbenkian e do Expresso com o conto infantil "A Noite dos Animais Inventados", e o Prémio Autor SPA/RTP na categoria de Melhor Livro Infanto-Juvenil com o conto infantil "O Tubarão na Banheira. Em 2007 foi escolhido para representar Portugal no projecto Scritture Giovani do Festivaletteratura de Itália. Participa com regularidade em encontros sobre literatura em escola e bibliotecas e os seus livros estão no Plano Nacional de Leitura. Tem livros publicados em Itália e Marrocos e contos presentes em antologias e revistas literárias em Itália, Alemanha, Reino Unido, Alemanha, Islândia, Sérvia e Marrocos.
Alguns livros do autor:
.
ACHO QUE POSSO AJUDAR - "Um livro cheio de humor, imaginação e optimismo, onde até os monstros ajudam e nada é impossível." Ana Dias Ferreira, Time Out


Era uma mala pequena, com a pele gasta e uma fechadura ferrugenta.
Tentei abri-la, claro, mas sem a chave respectiva não fui capaz.
Sacudi-a e pareceu-me vazia. E nesse momento tive uma ideia.
Eu ia usar a mala para meter medo ao meu irmão.

Dragões e ladrões, tempestades, aranhas e leões:
o meu irmão não tem medo de nada.





.Quem nunca teve um tubarão a viver na banheira não sabe a trabalheira que é cuidar dele.
O Tubarão na Banheira recebeu o Prémio SPA/RTP - 2010 na categoria de Melhor Livro Infanto-Juvenil, uma Menção Honrosa no Prémio Nacional de Ilustração - 2010. Está no Plano Nacional de Leitura e encontra-se, actualmente, na sua sétima edição.













 
A Noite dos Animais Inventados - Editorial Presença (Ilustrações de Teresa Lima)

Naquela noite Jonas não conseguia adormecer. Os seus três irmãos – o Jeremias e os gémeos Jacinto e Jaime – já estavam todos a dormir profundamente, mas Jonas tinha medo do escuro e o quarto parecia-lhe cheio de sombras. Sentia-se tão sozinho!... Até que, de repente, teve uma ideia fabulosa. Fechou os olhos e inventou uma galinha para lhe fazer companhia até o sono chegar. Sem o saber, Jonas acabara de dar início a uma noite mágica! É que os seus irmãos também sabiam inventar animais, e atrás da galinha vieram outros animais inventados extraordinários que rapidamente encheram o quarto de animação e cor.
A Noite dos Animais Inventados recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca em 2005, está no Plano Nacional de Leitura e encontra-se, actualmente, na sua sexta edição.

A festa do ABC


 A mãe da Iara presenteou-nos com este delicioso bolo para comemorarmos o final da aprendizagem de todas as letras do ALFABETO.


Depois de cantarmos a canção do ALFABETO provamos o delicioso bolo.


 HUM---MMM! QUE BOM!
 Muito obrigada mãe da Iara pelos miminhos.


▶ As Aventuras da Zika - A Canção do ABC - Vídeo Dailymotion

▶ As Aventuras da Zika - A Canção do ABC - Vídeo Dailymotion



CLICA EM CIMA DO ENDEREÇO E

VAMOS LÁ CANTAR !

terça-feira, 7 de abril de 2015

Bem -vindo ao 3º Período

3º PERÍODO


QUEM É CAPAZ DE DIZER QUAL A BANDEIRA QUE ESTÁ NA  IMAGEM?
QUAL É QUE DEVERIA ESTAR NA IMAGEM PARA CORRESPONDER À NOSSA ESCOLA?


A nossa prendinha da Páscoa

OS NOSSOS COELHINHOS

Espero que tenham gostado!



Que a Páscoa vos traga muita saúde, paz, harmonia, alegria e muita vontade de aprender coisas novas.