18 a 23 de Abril 2015
Locais: Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, Biblioteca Municipal, Auditório Municipal, Auditório do Edifício Paços do Concelho, Centro de Educação Ambiental, Teatro-Cine de Torres Vedras, entre outros.
Parcerias: Grupo Coral Infantil, Plano Nacional de Leitura, Ler+, Livrarias União, Bertrand e Os Cabeçudos.
Fazer da leitura, quer de palavras quer de imagens destinadas aos mais novos, um prazer, uma FESTA, implica pensar os livros como algo que faz parte do quotidiano das crianças e não se confina apenas às necessidades do cumprimento dos programas nas escolas.
Para isso há que estabelecer pontes entre a arte da escrita e da ilustração com outras artes como a música, o teatro, o cinema de animação…, bem como explorar um chão comum de livros, com os seus escritores, ilustradores, designers gráficos e editores, pois só assim é possível alargar-lhes horizontes.
Por tudo isso, nesta FESTA, apresentamos uma programação que muitos dirão “despenteada”, tendo em conta que não se radica apenas em livros mas se enche de outras formas de arte que, contando histórias, podemos dizer que andam de braço dado com a leitura.
Assim, partindo dos sonhos e esperanças de todas as crianças, esta Festa apresenta-se de grande importância para todos os que partilham os seus quotidianos com a infância, nomeadamente, educadores e professores, bibliotecários e pais.
De facto, só pelo convívio com a ARTE, pode o pequeno leitor afinar o olhar e o ouvido, desenhar os seus gostos, identificar as marcas de um ou outro escritor, de um ou outro ilustrador, aprendendo a atar os fios que tecem uma identidade e uma voz, aos múltiplos universos de escrita e de ilustração que no nosso tempo se lhe oferecem.
Missão
Trabalhar à roda dos “Livros” de forma a dar a ver e a ler, aos mais pequenos, uma literatura de qualidade, que é aquela que os ajuda a crescer, não em tamanho mas no desenvolvimento do pensamento e da linguagem, pois é capaz de conseguir dizer-lhes, de forma poética e cativante, usando palavras e imagens, bem como outros elementos de ordem paratextual, aquilo que os adultos e as suas análises dizem, de forma geralmente complicada e muitas vezes fastidiosa.
Objetivos Gerais
Pretende-se com esta Festa do Livro e da Leitura que se envolvam crianças e também professores, educadores, pais e encarregados de educação, bibliotecários, animadores e todos os que estejam interessados em estabelecer e promover a convivência com os livros e a leitura, atingir os seguintes objetivos:
- Proporcionar espaços de encontro, reflexão e debate sobre a temática “literatura, ilustração e edição de livros para a infância”;
- Aproximar a literatura de outras artes, nomeadamente da música, do cinema e do teatro;
- Promover a aproximação a obras literárias, aos seus autores e ilustradores
- Gerar atitudes mais conscientes sobre a importância na escolha dos livros a dar a ver e a dar a ler às crianças