O bobo da corte era um personagem engraçado que divertia o rei na Idade Média e estava sempre presente na corte e no teatro popular. Era considerado cómico e muitas vezes desagradável, por apontar de forma grotesca os vícios e as características da sociedade.
Além de fazer a corte rir, ele também declamava poesias, dançava, tocava algum instrumento. O corpo do bobo da corte caracteriza-se pela deformidade e pelo exagero, sendo o excesso uma de suas principais características.
O bobo teve origem no Império Bizantino, e no fim das Cruzadas, tornou-se figura comum nas cortes européias, porém não demorou muito para desaparecer, que ocorreu no século XVII. O bobo da corte vestia uniformes espalhafatosos, com muitas cores e chapéus bizarros com guizos amarrados. Sua caracterização inspirou a criação da 13ª carta do baralho, o coringa. Como também o famoso vilão inimigo do Batman, nos filmes e histórias em quadrinhos.
Houve na história, casos de bobos da corte que se envolveram com integrantes da família real, e apenas um caso acabou em tragédia, no século XVI na Espanha, quando o bobo da corte foi assassinado depois de se envolver com a princesa. O bobo da corte é personagem também nas peças de Shakespeare, como Otelo e Rei Lear, além de dar nome à ópera Rigoletto de Verdi.
O que é Bobo da Corte: