Origem do Halloween
Algumas teorias sugerem que a origem das comemorações do Halloween tenha surgido entre o povo celta, através das festividades pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o “Festival de Samhain”, que acontecia no final do mês de outubro.
Acreditava-se que nesta data, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Todos os símbolos utilizados pelos celtas tinham como objetivo afastar os maus espíritos.
A origem católica do Halloween coincide com a festa de Todos os Santos, sendo determinado pela Igreja Católica o dia 2 de novembro como o Dia dos Finados.
Antigamente, no dia 31 de outubro, acontecia uma vigília de preparação denominada “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos). Após transformações, a expressão permaneceu na sua forma atual.
0s nossos saquinhos para o Pão por Deus!
Pão-por-Deus (WIKIPÉDIA)
Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’.
Esta tradição teve origem em Lisboa em 1756 (1 ano depois do terramoto que destruiu Lisboa). Em 1 de Novembro de 1755 ocorreu o terramoto que destruiu Lisboa, no qual morreram milhares de pessoas e a população da cidade, que era na sua maioria pobre, ainda mais pobre ficou.
Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de Novembro), de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de minorar a situação paupérrima em que ficaram.
As pessoas, percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão, dado grassar a fome pela cidade. E as pessoas pediam: "Pão por Deus".
Depois dos saquinhos prontos e a canção ensaiada estávamos preparados para irmos ao Pão por Deus.
MAS, UMA SURPRESA CHEGOU...
UMA ABÓBORA GIGANTE E DELICIOSA!!!E UM CROCODILO SUPER DOCE!!
MAIS SURPRESAS APARECERAM PARA OS MENINOS E AS BRUXINHAS, VAMPIROS, ESQUELETOS.... TINHAM O BANQUETE PREPARADO
OS MENINOS DO JI TAMBÉM CHEGARAM PARA PARTICIPAR !
TUDO ESTAVA PREPARADO ! FALTAVA A ORDEM DA ARANHA MOR!
DEPOIS DO ALMOÇO LÁ FOMOS NÓS ao Pão por Deus!
Algumas imagens...
CANTÁMOS OS VERSOS:
VEM AÍ O PÃO POR DEUS
FESTA DE TANTA ALEGRIA
LEVO AQUI UNS BOLINHOS (DOCINHOS)
PARA A MÃE E PARA A TIA.
BOLINHOS E BOLINHÓS
PARA MIM E PARA VÓS!
QUE CHEIRINHO DELICIOSO!
DIZEM OS NOSSOS AVÓS.
UI! TANTOS DOCES! SERÁ QUE VAI HAVER TRAVESSURA?
JÁ NÃO CONSEGUIAM RESISTIR AO DOCE QUE TINHAM DENTRO DO SAQUINHO.
QUE MÁXIMO!
MAIS DOCINHOS!
OLHEM OS NOSSOS SACOS! ESTÃO A FICAR CHEIOS!
A atividade correu muito bem e os meninos também estiveram 5 estrelas.
QUE CARINHAS FELIZES!
UM AGRADECIMENTO, MUITO ESPECIAL, A TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA QUE PARTICIPOU, IGUALMENTE, COM MUITA ALEGRIA NESTA FESTINHA DAS CRIANÇAS.
OBRIGADAAAA PELAS SURPRESAS!!
UM AGRADECIMENTO, MUITO ESPECIAL, A TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA QUE PARTICIPOU, IGUALMENTE, COM MUITA ALEGRIA NESTA FESTINHA DAS CRIANÇAS.
OBRIGADAAAA PELAS SURPRESAS!!