Origem do Halloween
Algumas teorias sugerem que a origem das comemorações do Halloween tenha surgido entre o povo celta, através das festividades pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o “Festival de Samhain”, que acontecia no final do mês de outubro.
Acreditava-se que nesta data, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Todos os símbolos utilizados pelos celtas tinham como objetivo afastar os maus espíritos.
A origem católica do Halloween coincide com a festa de Todos os Santos, sendo determinado pela Igreja Católica o dia 2 de novembro como o Dia dos Finados.
Antigamente, no dia 31 de outubro, acontecia uma vigília de preparação denominada “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos). Após transformações, a expressão permaneceu na sua forma atual.
0s nossos saquinhos para o Pão por Deus!
Pão-por-Deus (WIKIPÉDIA)
Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’.
Esta tradição teve origem em Lisboa em 1756 (1 ano depois do terramoto que destruiu Lisboa). Em 1 de Novembro de 1755 ocorreu o terramoto que destruiu Lisboa, no qual morreram milhares de pessoas e a população da cidade, que era na sua maioria pobre, ainda mais pobre ficou.
Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de Novembro), de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de minorar a situação paupérrima em que ficaram.
As pessoas, percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão, dado grassar a fome pela cidade. E as pessoas pediam: "Pão por Deus".
Depois dos saquinhos prontos e a canção ensaiada estávamos preparados para irmos ao Pão por Deus.
MAS, UMA SURPRESA CHEGOU...
UMA ABÓBORA GIGANTE E DELICIOSA!!!
E UM CROCODILO SUPER DOCE!!
MAIS SURPRESAS APARECERAM PARA OS MENINOS E AS BRUXINHAS, VAMPIROS, ESQUELETOS.... TINHAM O BANQUETE PREPARADO
OS MENINOS DO JI TAMBÉM CHEGARAM PARA PARTICIPAR !
TUDO ESTAVA PREPARADO ! FALTAVA A ORDEM DA ARANHA MOR!
DEPOIS DO ALMOÇO LÁ FOMOS NÓS ao Pão por Deus!
Algumas imagens...
CANTÁMOS OS VERSOS:
VEM AÍ O PÃO POR DEUS
FESTA DE TANTA ALEGRIA
LEVO AQUI UNS BOLINHOS (DOCINHOS)
PARA A MÃE E PARA A TIA.
BOLINHOS E BOLINHÓS
PARA MIM E PARA VÓS!
QUE CHEIRINHO DELICIOSO!
DIZEM OS NOSSOS AVÓS.
UI! TANTOS DOCES! SERÁ QUE VAI HAVER TRAVESSURA?
JÁ NÃO CONSEGUIAM RESISTIR AO DOCE QUE TINHAM DENTRO DO SAQUINHO.
O NOSSO LEO VAMPIRO!
QUE MÁXIMO!
MAIS DOCINHOS!
OLHEM OS NOSSOS SACOS! ESTÃO A FICAR CHEIOS!
A atividade correu muito bem e os meninos também estiveram 5 estrelas.
QUE CARINHAS FELIZES!
UM AGRADECIMENTO, MUITO ESPECIAL, A TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA QUE PARTICIPOU, IGUALMENTE, COM MUITA ALEGRIA NESTA FESTINHA DAS CRIANÇAS.
OBRIGADAAAA PELAS SURPRESAS!!